O Brasil possui uma malha ferroviária com aproximadamente 30 mil quilômetros de extensão, composta por diversas linhas em operação. O sistema ferroviário no país é relativamente limitado em comparação com sua extensão territorial, sendo mais concentrado no transporte de commodities como minério de ferro, soja e outras cargas.
Linhas Ferroviárias no Brasil
As linhas ferroviárias no Brasil são operadas por empresas privadas e pelo setor público. As principais linhas são utilizadas para transporte de cargas e interligam regiões produtoras a portos e centros urbanos.
As principais linhas incluem:
- Sistema Norte-Sul: Conecta o norte do Brasil ao centro-sul do país.
- Sistema Centro-Atlântico: Conecta estados do Centro-Oeste a regiões portuárias no sudeste.
- Sistema Sudeste/Noroeste: Muito utilizado para escoamento de minério de ferro de regiões como Minas Gerais e Carajás.
- Estrada de Ferro Carajás: Ligando os depósitos de minério no Pará até o porto de São Luís.
- Estrada de Ferro Vitória a Minas: Conecta Minas Gerais ao Porto de Tubarão, em Vitória.
Linhas Mais e Menos Usadas
- Mais utilizadas:
- Estrada de Ferro Carajás (EFC): É uma das principais linhas usadas para o transporte de minério de ferro da região de Carajás, no Pará, até São Luís.
- Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM): Conecta importantes regiões de mineração de Minas Gerais com os portos no Espírito Santo.
- Sistema Norte-Sul e as linhas utilizadas para escoamento de commodities como soja e grãos.
- Menos utilizadas:
- Muitas linhas secundárias ou que foram desativadas ao longo do tempo têm baixa demanda.
- As regiões menos industrializadas e sem grandes polos agrícolas tendem a ter menor utilização ferroviária.
- Alguns ramais antigos, especialmente no Nordeste, não possuem uso regular.
O uso ferroviário no Brasil está focado, principalmente, no transporte de cargas, com muito menos foco no transporte de passageiros. O sistema é dominado por operações de empresas privadas, que atuam no transporte de minérios, grãos e combustíveis.
Desafios para expandir e modernizar a malha ferroviária incluem investimento em infraestrutura, integração logística e recuperação de linhas abandonadas ou subutilizadas. O transporte ferroviário de passageiros é quase inexistente no cenário brasileiro atualmente.